Novidades

Como Cuidar do seu Calçado

Como Cuidar do seu Calçado

Você sabe como cuidar do seu calçado corretamente? Hoje em dia temos uma preocupação muito maior com a limpeza das nossas roupas e sapatos, devido a tudo que está acontecendo. E pensando nisso quis passar para vocês algumas dicas de como deixar o seu calçado sempre limpo e com uma melhor aparência. Além de diminuir ou acabar com o odor forte que acaba aparecendo com o tempo.

Vamos as dicas:

 

Deixar os Calçados em Locais Arejados

Essa foi uma dica muito boa e que me fez mudar todo meu guarda roupa (e olha que são muitos sapatos ali rsrsrs). Sempre armazenei meus tênis, sapatilha e saltos dentro da caixa, achava que dessa forma estaria cuidando melhor deles. Mas é necessário deixá-los em locais arejados ou com o mínimo de ventilação.

As caixas impedem que o ar circule, fazendo com que se proliferem fungos e bactérias nos calçados. Armazená-los em sacos de TNT é uma ótima alternativa, que além de ocupar um espaço menor no armário, ajuda na entrada de ar. Use as caixas para guardar outras coisas, como fotos, artigos antigos ou bijuterias.

Se você tem algum sapato que não utiliza com frequência, coloque-o para fora de vez em quando. Mas nunca em locais muito úmidos ou com incidência direta do sol. Deixe-os respirar por 24h e volte para o armário.

Ah, e uma última dica, nunca utilize o mesmo sapato todos os dias, alterne os pares para que você sempre deixe um deles “respirando”, assim você mantém a saúde dos seus pés e o sapato mais novo por mais tempo.

 

Limpando o Calçado

Na hora de lavar o seu calçado é muito importante que você tome muito cuidado. Cada material precisa de um manejo especial, por isso fique atenta às recomendações do fabricante antes de iniciar o processo.

Logo no início, retire as palmilhas e cadarços dos seu calçado (caso possuam). Eles devem ser lavados separadamente. A palmilha precisa de mais cuidado, podendo ser limpa de 15 em 15 dias. Isso ajuda a não formar aquele odor desagradável com o tempo.

Em seguida, utilize uma escova com cerdas macias e uma esponja para retirar aquela sujeira superficial, como lama, terra e as sujeiras da rua.

Após esses processos, você pode iniciar a limpeza do seu calçado. Mas lembrando que cada material precisa ter uma ação diferente, veja o que pode ser feito:

 

Cuidados com tênis

Com uma escova macia e detergente neutro, esfregue com bastante cuidado a superfície. Após enxaguá-lo, deixe-os em local arejado e longe do sol por pelo menos 1 dia.

 

Cuidados com Couro

Use também uma escova bem macia com sabão neutro diluído. Limpe com bastante cuidado pequenas partes do calçado e logo em seguida passe uma toalha úmida no mesmo local. Repita a operação até que todo o calçado esteja limpo. Depois é só deixá-lo secar em local bem arejado, longe do sol.

 

Cuidados com Tecido

Com a escova macia e levemente umedecida, faça movimentos leves nas áreas sujas e logo em seguida passe um pano ou tolha seca na área, evitando assim que o tecido fique molhado e manchado.

 

Cuidando do mal odor

 Depois de um dia inteiro usando um calçado é inevitável que não apareçam os maus odores. Mas podemos cuidar para diminuí-lo ou até extingui-lo do sapato ou sapatilha. Você pode usar dois métodos, com bicarbonato de sódio ou com álcool.

 O bicarbonato retira a umidade de dentro dos calçados. Ele é um grande aliado para as pessoas que possuem sudorese nos pés, pois evita o aparecimento de frieiras e outras coisas.

Basta polvilhar o bicarbonato dentro do calçado e agitá-lo, para espalhar bem. Deixe agir por um tempo e veja o resultado. Você pode fazer isso frequentemente ou todo dia se preferir.

 O álcool isopropílico também ajuda nesse processo de cuidados com o odor. Além de ser antibacteriano, ele elimina o mal cheiro de forma rápida. Basta você seguir os procedimentos:

  • Com a ajuda de um borrifador, aplique o álcool no interior do calçado
  • Aguarde algum tempo, até o produto secar por completo
  • Repita o processo por mais 2 vezes e deixe-o secar em local fresco, antes de usá-lo novamente.

Você pode realizar esse procedimento toda semana ou por 15 em 15 dias.

 

E aí, ficou alguma dúvida?

São dicas fáceis e rápidas de se fazer, mas que vão te trazer muitos benefícios. Ter um calçado mais conservado e sem os inconvenientes odores, vão te deixar mais contentes e evitar situações constrangedoras.

Mas vale lembrar, mais uma vez, que antes de realizar os procedimentos aqui falados, você deve procurar mais informações com o fabricante do calçado para evitar problemas.

 Espero que tenha te ajudado com alguma dica.

 

Conta pra mim, já testou alguma dica? Teve resultado?

 Compartilhe comigo!